PASSAGENS
INFORMAÇÕES

  • No momento do embarque, acompanhe a colocação da bagagem no bagageiro do ônibus.
  • Para sua maior segurança, sugerimos que a bagagem receba uma identificação (interna ou externa) contendo seus dados pessoais, pois, em caso de extravio ou esquecimento será mais fácil devolve-la;
  • Cuidado com objetos de valor transportados dentro de bolsas e deixados dentro dos ônibus nas paradas, seus pertences de mão são de sua responsabilidade;

Para viagens Nacionais:

Para efeito do Estatuto da Criança e do adolescente (Lei 8069/90), considera-se:

a) Criança: pessoa com até 12 anos de idade incompletos;
b) Adolescente: pessoa com entre 12 e 18 anos de idade.

  • Crianças não poderão viajar desacompanhadas de pais ou responsáveis sem expressa autorização judicial (art. 83 da Lei 8069/90)
  • A autorização será dispensada quando (parágrafo primeiro do art. 83 da Lei 8069/90):

a) tratar-se de Comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da federação (estado) ou se incluída na mesma região metropolitana;
b) a criança estiver acompanhada de:

  • de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco
  • de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.
  • A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos. (parágrafo segundo do artigo 83, Lei 8069/90)

 

Para viagens Internacionais:

Menores de 18 anos, na ausência do pai e da mãe tem que apresentar autorização com assinatura do pai e da mãe reconhecida em cartório (Atenção: fazer 2 vias para a viagem). Na ausência do pai ou da mãe, tem que ter autorização com assinatura reconhecida em cartório daquele que estiver ausente na viagem (em 2 vias também).

Se você esqueceu algum pertence no ônibus para localizá-lo contate uma Agência da Empresa e comunique o fato.  Nossos funcionários farão o possível para localizar.Se você esqueceu algum pertence no ônibus para localizá-lo contate uma Agência da Empresa e comunique o fato.  Nossos funcionários farão o possível para localizar.

Água

De acordo com o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, nos próximos 20 anos, a média mundial de abastecimento de água por habitante terá diminuído em um terço.

A Valtur desenvolve métodos sustentáveis, como um sistema de captação de água da chuva usada na lavação dos veículos e áreas prediais, deixando de consumir, anualmente 500 mil litros de água tratada, economia que corresponde ao abastecimento de 46 famílias/ano. Antes de a água suja ser descartada nas condições ambientais adequadas passa pelas caixas separadoras de água e óleo, responsáveis pela separação física de materiais.

 

Redução de emissões

Especialistas em clima pedem a gradual eliminação dos combustíveis fósseis e alertam que se a temperatura média aumentar em apenas dois graus, o globo climático sofrerá um superaquecimento.

Além de atender as normas legais, no que diz respeito ao uso do Biodiesel (combustível vegetal, menos poluente) em seus ônibus, a Valtur busca ações de redução no consumo de combustível. As revisões e manutenções permanentes ajudam a manter os veículos regulados, diminuindo a emissão de gases tóxicos e, conseqüentemente, o impacto causado ao meio ambiente.

 

Destinação correta de materiais
“todo o lixo produzido em nossos ônibus é destinado à reciclagem”.

O descarte indiscriminado de produtos em locais não apropriados, agride a natureza e representa serio risco de saúde pública, ocasionando doenças pela contaminação do solo e dos rios.

As normas de preservação estão presentes no dia a dia da Valtur, promovendo a conscientização e o desenvolvimento dos seus colaboradores e prestadores de serviços. O descarte e a destinação final de pneus, óleos lubrificantes, baterias, bem como, plásticos, latas, dentre outros, são feitos em embalagens e locais apropriados, o que evita serem lançados no lixo doméstico. O material é enviado a empresas recicladoras, que se encarregam do destino correto.

Para um embarque tranqüilo, chegue ao terminal rodoviário 20 minutos antes do horário de partida do seu ônibus.

Se você viajar em uma linha interestadual leve a FICHA DE IDENTIFICAÇÃO (que você recebe quando adquire o bilhete de passagem) DEVIDAMENTE PREENCHIDA.

Não esqueça seu documento de identidade.

No preço da passagem já está incluído o transporte gratuito de bagagem no bagageiro e volume no porta-pacotes, observados os seguintes limites máximos de peso e dimensões:

  • No bagageiro, trinta quilos de peso total e volume máximo de trezentos decímetros cúbicos, limitada a maior dimensão de qualquer volume a um metro;
  • No porta-pacotes, cinco quilos de peso total, com dimensões que se adaptem ao porta-pacotes, desde que não comprometa o conforto, a segurança e a higiene dos demais passageiros;
  • Excedida a gratuidade acima, haverá cobrança pelo excesso de bagagem.
  • É vedado o transporte de materiais considerados perigosos, como por exemplo, explosivos, armas de fogo, produtos corrosivos, etc.;
  • Confira o(s) ticket(s) numerados de identificação e guarde-os com você em segurança. Eles são indispensáveis para a retirada ao fim da viagem.

De acordo com o inciso V, do artigo 30 do Decreto nº. 2.521, de 20 de março de 1998, o usuário dos serviços de transporte interestadual terá recusado o embarque ou determinado seu desembarque, quando transportar ou pretender transportar embarcar consigo animais domésticos ou silvestres, sem o devido acondicionamento
Assim sendo, conforme previsto nas normas de defesa sanitária animal, deverão ser seguidas as orientações abaixo: ou em desacordo com disposições legais ou regulamentares.

  • O animal deve estar em dia com a vacinação, conforme caderneta própria; 
  • O proprietário do animal deve obter de um veterinário um laudo ou atestado de sanidade; 
  • O proprietário do animal deve procurar a Delegacia Federal da Agricultura (ou outra representação do Ministério da Agricultura) levando a caderneta de vacinação e o documento expedido pelo veterinário para expedição da Guia de Trânsito de Animal (GTA). Há taxa a pagar; 
  • O animal vai viajar no bagageiro do ônibus, dentro de embalagem padrão medindo 20 cm de largura, 25 cm de altura e 40 cm de comprimento. 
  • A guia de Trânsito de Animal (GTA) tem validade apenas em um sentido da viagem, ou seja, não vale para a volta. Para o retorno, deverão ser observados os mesmos procedimentos.